OS ÍCONES DO DESIGN: “ANGLEPOISE LAMP”, DE CARWARDINE

Desenvolvido para ser uma peça de trabalho, o candeeiro Anglepoise, de Carwardine, deixou marcas na história do design pela sua particular característica: o facto de manter total estabilidade em todas as diferentes posições que pode adoptar.

O rápido sucesso do Anglepoise, um objecto prático e funcional, que parece imitar os ângulos de um braço humano, evoluiu para versões mais específicas do candeeiro, desenhadas para ambientes de várias especializações: a peça de design foi adaptada para iluminar cirurgias, consultórios de dentistas, ambientes de escritório. O braço do Anglepoise também foi adaptado para outras funções, servindo de modelo para versões em que serve para segurar outros objectos.

A peça de design entrou no imaginário global e em 1886, a Pixar criou mesmo uma personagem de animação baseada no Anglepoise Lamp, que, entretanto, figura também no logo da companhia.

Saiba mais sobre este ícone do design de mobiliário aqui. Conheça a história da criação da Anglepoise Lamp aqui.

A ANTARTE lembra os Ícones do Design de Mobiliário do séc. XX

Todas as semanas, vamos lembrar peças de mobiliário que romperam as fronteiras do design e levaram mais longe a estética e os limites da criação. São móveis icónicos do século XX, a que vale a pena voltar, para conhecer mais sobre os criadores que fizeram história.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s